Investir em uma boa vara de pesca vai fazer toda a diferença para o sucesso da sua pescaria. Afinal, ela é considerada o principal item da atividade. Seja para passar o tempo, seja para se distrair com os amigos, comprar esse equipamento se trata de um verdadeiro investimento.
Existem vários tipos de vara de pesca disponíveis no mercado. Ela pode ser fabricada com vários materiais, como bambu, carbono, grafite, fibra de vidro e até mesmo composite . Mas, afinal, qual é o melhor modelo?
A escolha desse equipamento deve levar em consideração várias características, como o material usado na fabricação, a resistência, o local onde a prática vai acontecer, o tipo de peixe e se será utilizado molinete ou carretilha.
Para ajudá-lo nessa escolha, vamos apresentar os tipos de varas necessários para ter em sua loja e o que deve ser observado antes de adquirir o melhor item. Continue a leitura!
Saiba como escolher os tipos de vara de pesca para uma pescaria de qualidade
As varas de pesca apresentam características diferentes. Confira, a seguir, os aspectos que devem ser observados antes de fazer a escolha final: material, comprimento, ação, força, peso de arremesso, capacidade de peso e resistência da linha.
Tipo do Material
O material com que a vara foi fabricada vai influenciar a sua durabilidade, a força e o peso. Enquanto a vara de pescar feita com bambu é leve, um modelo feito com fibra de vidro pode pesar muito mais.
Comprimento
O tamanho da vara deve ser calculado ao se medir desde o cabo onde o pescador segura o item até a ponta. Essa extensão está diretamente ligada com a distância do arremesso. Nesse sentido, quanto menor for a vara, menor será a distância de arremesso.
Tipo de Ação
A ação é obtida por meio da envergadura do blank e conforme a quantidade de força que é aplicada ao equipamento. Nesse sentido, quanto maior for a envergadura, mais devagar será a ação. Assim como o comprimento, a ação também exerce influencia na distância de arremesso.
Força
Trata-se da capacidade de força que a linha apresenta no sentido de trabalhar os pesos dos arremessos.
Peso de arremesso
Esse aspecto leva em consideração o peso da isca ou chumbada que a vara suporta para arremessar. Nesse sentido, cada vara contém um peso ou casting weight indicado como ideal. Assim, caso o pescador utilize uma isca com um peso menor do que o mínimo ideal, isso pode tornar o arremesso mais complicado.
Por sua vez, ao utilizar uma isca ou chumbada muito pesada, além do máximo recomendado, pode haver danos à vara e dificuldade no arremesso da isca na água.
[rock-convert-cta id=”4688″]
Local de pesca
O ambiente onde a pesca será realizada também pode fazer total diferença para a escolha da vara. Afinal, esse item é fabricado levando em consideração as necessidades específicas do local, ou seja, se a pescaria vai acontecer em águas salgadas (mar) , costões e beira de praia ou em água doce e parada, como rios, lagoas e represas. Isso porque a correnteza pode influenciar o material, a resistência e o tipo de vara.
Normalmente varas longas são boas para arremessos longos e são usadas em pesca de beira de praia, conhecidas também como varas surf casting.
Tipo de peixe
A escolha da vara também leva em consideração o tipo de peixe que o pescador pretende fisgar. Caso o pescador não queira gastar muito. O recomendado é utilizar equipamentos que tenham a capacidade de pescar uma quantidade de espécies mais ampla. Assim, basta trocar o material de ponta (chumbada, grampo, empate e anzol).
Confira, a seguir, o equipamento que costuma ser usado para cada tipo de peixe:
- barbado: ação média, para linha 0,35 a 0,5 mm, e anzol 4 a 7;
- cachara: ação média, linha 0,4 a 0,6 mm e anzol 5 a 8;
- dourado: ação média e pesada, linha 0,35 a 0,5 mm e anzol 4 a 6;
- pacu: ação média e pesada, linha 0,35 a 0,5 mm e anzol 3 a 6;
- pintado: ação média e pesada, linha 0,4 a 0,7 mm e anzol 5 a 8.
Conheça os tipos de vara de pesca
Conheça as principais varas de pesca de acordo com o material, com as características e com as peculiaridades. A fim de conferir se são adequadas para pesca em rio ou em mar etc.
Fibras de carbono
As varas do tipo fibra de carbono apresentam uma ótima sensibilidade. Elas têm a capacidade de transferir as vibrações por meio da haste. Assim, é possível que o pescador sinta que o peixe está próximo e se já mordeu a isca presa ao anzol. Esse modelo costuma ser muito mais leve do que as varas de fibra de vidro — por exemplo, cerca de até 40%, característica que proporciona mais flexibilidade e sensibilidade.
Apesar de as varas de fibra de carbono serem materiais bem leves e resistentes a tração, elas não são muito resistentes a impactos e não apresentam uma durabilidade tão alta, se comparadas com as varas feitas de fibra de vidro. Lembre-se de que, se você desejar pescar peixes muito maiores e mais pesados, precisa ter em mãos uma vara mais resistente como a de composite
Bambu
As varas de pesca feitas de bambu são peças mais simples e rudimentares. No entanto, isso não diminui a sua utilidade para a pescaria. Muitas são fabricadas de modo artesanal e continuam sendo muito vendidas no mercado. Essa vara apresenta arremessos certeiros e é voltada para a pescaria com iscas de superfície. É o modelo utilizado em algumas regiões para a pesca de algumas espécies, como robalo.
Fibra de vidro
Os caniços de fibra de vidro apresentam baixo custo e são mais baratos que os de carbono. No entanto, eles são mais pesados e um pouco menos flexíveis. Isso faz com que eles apresentem uma boa resistência à tração, a maiores impactos e a envergaduras bruscas. Nesse sentido, eles são menos sensíveis e não fornecem respostas tão rápidas com relação à vibração decorrente das fisgadas dos peixes.
Grafite
As varas de grafite são leves e bem rígidas. São conhecidas por terem alta sensibilidade facilitando a detecção da fisgada e usadas para pesca de grandes exemplares. Com mais rigidez no material , as varas de grafite são classificadas como de ação rápida ou extra rápida.
Contudo ainda, são consideradas menos resistentes, ou seja, são frágeis. Por isso, o seu armazenamento, manuseio e transporte requerem muito mais cuidado.
Composite
São caniços de pesca mistos que unem mais de um material como fibras de carbono e fibra de vidro. Unem duas características em um só produto e são bem rígidos e resistentes a tração.
Conhecer os principais tipos de vara de pesca disponíveis no mercado é uma estratégia eficiente para fazer um bom investimento e trazer mais eficiência e diversão para a pescaria. Portanto, pesquise bastante as características, como o comprimento, a resistência e o material com que o equipamento é fabricado, antes de fazer a aquisição final.
Agora que você já conhece os tipos de vara de pesca adequados e a importância de investir no produto adequado para o tipo de pescaria que será praticado, que tal ajudar os seus contatos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!