Famosa pelos dentes afiados e pela voracidade, a traíra é um dos peixes que têm admiração garantida pelos pescadores, seja no esporte, seja na mesa. No entanto, a pesca de traíra no frio exige muita técnica e um olhar apurado, além de acessórios corretos.
De olho em seu sucesso nas pescarias, vamos mostrar, neste post, dicas imperdíveis para pegar tão bem quanto na alta temporada (de dezembro a março). Confira!
Entenda a influência do frio na pesca de traíra
A traíra é uma espécie que gosta do calor. No entanto, ela tem características propícias para ser fisgada mesmo no frio, exigindo atenção por parte dos pescadores. Geralmente, as traíras ficam sempre no mesmo lugar, ou seja, aposte em um ponto perto de galhos e da vegetação. Isso porque elas nunca ficam no meio dos rios.
Com as temperaturas baixas, o metabolismo dos peixes fica mais lento, fazendo com que eles comam menos. Portanto, vale a pena apostar em horários com o sol mais intenso, porém não a pino.
A pesca de traíra no frio tem uma vantagem: essa é uma espécie que devora as presas e gosta de caçar de manhã e no final da tarde. Quando decide comer, nada a impede, ou seja, é o momento certo para que você seja bem-sucedido. Mas sempre é preciso seguir algumas dicas, como mostraremos agora!
Escolha as iscas corretas
Para começar a pesca de traíra no frio, a primeira dica é escolher as iscas certas para fisgá-la. Os resultados são bem promissores com iscas artificiais e naturais. No caso da primeira opção, opte pelas de cores mais vibrantes, como vermelho, preto e amarelo.
As iscas de superficie são excelentes opções para pescar traíra no frio. Algumas sugestões incluem frog, plugs, poppers e spinnerbait. No caso das iscas naturais, explore a cabeça de peixes pequenos ou o filezinho de peixes, sempre mantendo a isca bem firme no anzol por meio de uma linha elástica, como a Elastricot Vermelho. Minhocas e iscas vivas, como pedaços de peixe ourãs, também podem ser eficazes.
Estude o local
As traíras gostam de ficar na beira dos rios e lagos. Além disso, esse é um peixe manhoso, ou seja, é preciso estudar o local antes de arremessar as iscas. Prefira ficar sempre perto de galhos e vegetações secas, pois ela se abriga nesses locais. Outra característica da traíra é ser um peixe desconfiado, aspecto que necessita de uma técnica específica. Mova-se mais lentamente: Com a temperatura mais baixa, a traíra pode estar mais lenta e menos ativa. Portanto, lembre-se de trabalhar suas iscas de forma mais lenta e constante. Não tenha pressa e varie suas técnicas de pescaria até encontrar a melhor combinação para o dia.
Provoque
Provocar as traíras dentro da água é uma técnica infalível. Assim, elas vêm para a superfície, mesmo no frio. Passe frogs antienrosco, fazendo a isca deslizar em um determinado ponto do rio ou lago.
Quanto mais bravas elas ficarem, melhor. Isso porque começarão a atacar tudo que surgir pela frente. Ao observar que elas estão bem agitadas, jogue as suas iscas e desfrute de uma excelente pescaria.
Deixe o anzol visível
Após provocá-las, você pode deixar o anzol à vista das traíras. Elas têm um comportamento voraz e vão devorar as iscas. A dica é sempre buscar anzóis reforçados, optando por tamanhos 4 ou 5. Afinal, existem traíras bem grandes e pesadas.
Conheça o comportamento do peixe
Assim como qualquer esporte, a pesca exige estudo. Na hora de pescar traíra no frio, as chances aumentam consideravelmente quando o pescador sabe como é o comportamento da espécie.
Nesse caso, saiba que elas são fortes, violentas e vorazes. Esse é um peixe conhecido como jurássico, que se alimenta de peixes pequenos, de crustáceos e de anfíbios. Eles chegam a ter 3 kg e 60 centímetros de comprimento. As traíras gostam muito de águas mais quentes, principalmente acima dos 18 graus celsius, por isso, pescá-las no fim da tarde é bem propício.
Tenha equipamentos adequados
Diante da maior dificuldade da pesca de traíra no frio, é importantíssimo você sempre contar com equipamentos de qualidade. Prefira os mais sensíveis, ou seja, mais leves, como uma vara ultralight. A linha leve ajudará nas fisgadas.
Os anzóis também precisam ser delicados. Uma boa dica é usar os tipo chinu, com numeração entre 4 e 7, sem fisga. Abandone, ainda, a ideia de colocar chumbada e líder. Ambos pesam a isca e podem espantar as dentuças.
Observe
Como já mencionamos acima, a pesca de traíra no frio exige persistência e muita paciência. Portanto, o olhar apurado ajuda muito na pescaria dessa espécie. Fique sempre próximo da vara e atento, pois as beliscadas podem passar despercebidas caso você não esteja focado. As traíras são rápidas e bem fortes, ou seja, as chances de elas retirarem as iscas sem serem fisgadas são grandes.
Ao manter o foco e a atenção, certamente, você vencerá a disputa, percebendo a movimentação do peixe em seus detalhes.
Persista
Ao contrário do verão, a pesca em dias frios é bem menos abundante. Por isso, a persistência deve ser uma premissa. Quanto mais você se mantiver firme no propósito, maiores serão as chances de fazer aquela foto que só traz orgulho.
Tenha paciência: Uma das coisas mais importantes na pesca é ter paciência. Se a traíra não estiver mordendo de imediato, continue tentando diferentes iscas e técnicas até encontrar o que funciona melhor.
Inspire-se e mentalize o sucesso na pescaria. Seguindo as nossas dicas, certamente o seu dia será muito prazeroso. E lembre-se de que a pescaria pode ser uma atividade relaxante e gratificante, independentemente do únemro de peixes que você pegar.
Troque informações
A troca de informações entre pescadores é fundamental para obter sucesso na pesca de traíra no frio. Caso você vá a um lugar pela primeira vez, procure conversar com algum amigo que já tenha experimentado o local.
Peça dicas dos melhores pontos para ficar no rio ou lago e também sobre as iscas que foram bem-sucedidas. Isso é importante porque ajuda nas fisgadas. Afinal, nada melhor do que o conhecimento para conquistar o sucesso.
Utilize roupas adequadas
Para ficar horas na beira de um rio diante de baixas temperaturas, é preciso estar bem aquecido. Saia de casa com uma baselayer (segunda pele), com uma jaqueta de tecido impermeável, com um ray-ban, com luvas e com um gorro. Apesar do frio, o sol continua presente. Portanto, use protetor solar e também labial.
Ofereça os produtos em sua loja de pesca
Como você percebeu ao longo deste post, a pesca de traíra no frio exige equipamentos e iscas específicas. Esses são acessórios que não podem ficar de fora de sua loja. Afinal, é preciso atender às exigências dos pescadores para fidelizá-los.
Caso você não conte com um dos itens citados neste conteúdo, aproveite para inseri-lo em seu estoque. Dessa maneira, o seu negócio estará preparado para a pesca de traíra no frio, influenciando positivamente as vendas.
Viu como é importante aprender? Quer sempre ficar sintonizado sobre o universo da pesca? Então, aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter!
Fique por dentro das últimas novidades da Garrapeixe